29 January 2008

Irresponsabilidade Social... Não há vilão nem vítima, há apenas insensatez.

Ontem meu pai voltou de viagem com uma triste história na bagagem. Ele foi a Vitória - ES e no caminho da volta foi testemunha de um acidente na estrada. Dois carro bateram de frente. Ele e algumas outras pessoas pararam p/ ajudar, mas não muito pôde ser feito.

O Motorista do primeiro carro lamentava-se: "Eu dormi no volante, estava muito cansado". Ele estava com 3 crianças no banco de trás. Elas se machucaram um pouco, meu pai até colocou elas sentada um tempo dentro do carro p/ poder ver o que poderia fazer p/ ajudar o pessoal do outro carro.

As pessoas do outro carro estavam em estado pior. Apenas o motorista e a criança atrás dele conseguiram sair do carro, as outras pessoas estavam presas nas ferragens. Mas, infelizmente, eles não são apenas vítimas, são irresponsáveis também. No banco da frente, estavam presos uma mulher e uma criança. No banco de trás, ao lado do garoto que conseguiu sair, uma senhora estava caida sobre os banco dianteiros, provavelmente sem cinto. O menino que conseguiu sair chorava gritando: "Meu irmão, meu irmão."

No meio deste desespero, as pessoas tentavam ligar p/ emergência. Mas os celulares não funcionavam, estavam sem sinal. Meu pai tirou as crianças do carro, pediu p/ ninguém mexer nas pessoas presas e saiu em busca de ajuda. 3 km à frente achou um posto policial e pediu o socorro. Eles tomaram as providências necessárias e falaram para o meu pai seguir viagem. Eles assumiriam.

"Uma desgraça nunca vem sozinha" já dizia o velho ditado. Portanto gente, vamos tomar cuidado. Ainda mais agora que estamos chegando no carnaval. Se estiver cançado, pare e descançe, não leve crianças no banco da frente, não ande no banco de trás sem cinto de segurança e não ande próximo do veículo da frente. São pequenas medidas que podem salvar a vida de quem a gente ama.

Lembrem-se que as leis, principalmente de trânsito, foram feitas p/ nos dar mais segurança e nos proteger. Não p/ nos prejudicar.

28 January 2008

Não está me cheirando bem...




Estava eu com uma pessoa no carro dela. Quando entrei, como não estava tão quente e não achei de cara o botão de abrir o vidro, deixei fechado mesmo. Estávamos conversando sobre diversos assuntos e sobre o trabalho quando de repente comecei a sentir "um cheiro ruim".

Como estávamos na Av. Roberto Marinho (Espraiada), pensei que poderia ser do córrego. Mas não estava com o aroma padrão de rio poluído. Olhei p/ fora e procurei algo que poderia ser responsável, mas não achei nada. Pensei até que eu poderia ter deixado escapar um pum sem nem ter sentido, mas não acreditei que eu não sentiria. Então cogitei a possibilidade dela ter soltado um pum. Mas pensei que não e deveria ter sido alguma coisa da rua.

Mas quando ela abriu mais a janela dela e a minha também, eu não pude deixar de pensar que foi ela mesmo. Só faltava ela mostrar a mão amarela.

Este é um assunto que já ouvi em paródias, crônicas e até apresentações do estilo talkshow. Mas esta foi a primeira vez que vivenciei. E confesso que fiz um pequeno esforço p/ não rir. Um pouco constrangedor..

23 January 2008

Macaca com chip na cabeça

Viram as útlimas notícias de uma macaca nos EUA que, com um chip no cérebro e pela internet, fez um robô andar no Japão? Alta tecnologia que pode ajudar muita gente com paralizias. Sim. Mas esta é a tecnologia do futuro, homem se integrando às máquinas p/ executarmos várias funções sem mover as mãos. O próprio cientista que desenvolveu a pesquisa pensa em usar o equipamento também com esta finalidade.


(O Robô japonês tem 1,5m.. a mesma altura que eu)

Na reportagem exibida pela Rede Record, a jornalista deu o exemplo com a neve, pois o morador poderia controlar um robô p/ removê-la apenas pensando na tarefa. Meu namorado até brincou dizendo que os seres humanos vão ficar todos gordos e obesos de tanto ficar parado.

Vendo esta possibilidade, me peguei pensando que, enquanto eu estivesse chegando na estação de trem próxima da minha casa, poderia comandar o meu carro p/ ir até lá me buscar, sem incomodar ninguém. Voltaria p/ a casa sem precisar subir ladeira a pé. Mas então pensei: "peraí, se esta tecnologia serveria p/ ajudar pessoas com pouca mobilidade a se moverem, porque as pessoas com mobilidade a usariam p/ não se moverem?". Meio contraditório.

Acho melhor tomarmos cuidado.

21 January 2008

Tapete de Box

Taí uma coisa que eu detesto: Tapete de Box. É a coisa mais inútil já inventada. Pelo menos uma das...

Nestes útlimos tempos, o chuveiro do meu banheiro está capengando e estou usando o dos meus pais. Eles têm um tapate no box. Aquele todo cruzadinho, imitando um alambrado, em borracha e com ventosas. Aquilo é o Ó do borogodó! Só serve p/ atrapalhar o escoamento da espuma e juntar sujeira. Olhando por baixo, aquele alambrado "cinza gelo" fica um "preto amarronado" nojento, parece uma gelatina de caca. Eca! Fora que as ventosas só colam no chão quando se quer remover o tapete p/ limpar.. aí elas grudam com toda a eficiência. Durante o banho, elas se preparam p/ numa armadilha infalível de video-cassetada.

Como eu não gosto do tapete, sempre empurro p/ o canto e ele sempre volta. Enrolo o caracol que se desenrola, faço uma trxouxinha que se desfaz, tipo teimosia de criança. Dá vontade de jogar longe. Mas bate o nojo de encostar naquilo e deixo no canto cutucanto com o pé até ele ficar.

Mas os piores são aqueles que têm forma de 2 pés com uma emenda no meio, em E.V.A. Aquilo é mais que um presente de grego, deve ser a pior das vinganças dos troianos. Fazem-nos escorregarmos nos calcanhares e irmos ao chão. Meu sobrinho já caiu no box com um que ele ganhou. Nunca mais minha irmã colocou em uso. Os fabricantes nem se deram o trabalho de colocar ventosas. É p/ cair mesmo.

E não adianta argumentar dizendo que protege os pés do chão frio, pq a água é quente e aquece tudo. Não gosto deste INutensilho doméstico. Detesto!

Só p/ registrar...

14 January 2008

Propaganda ruim funciona!

Como já dizia minha professora da facu, Ana Maria que coordenou o nosso projeto experimental e o TCC: "PROPAGANDA RUIM FUNCIONA!!!" É uma coisa tão ruim, podre e triste que as pessoas prestam atenção.

Veja o exemplo do e-mail mkt que recebi hoje:
Assunto: Vamos comprar... vamos comprar!!!

Texto:

Bom dia,
JÁ PASSOU O NATAL!!!! FÉRIAS COLETIVAS!!!. O 2008 JÁ CHEGOU GRAÇAS AO BOM DEUS COM PIQUE TOTAL...
VOCÊ NÃO VAI ESPERAR PASSAR O CARNAVAL PRA COMPRAR DE MIM, VAI??? SENÃO VOU MORRER DE FOME ATÉ LÁ.
SÓ ESTOU AGUARDANDO SEU PEDIDO PRA COMPRAR MINHA FANTASIA, ME AJUDE. VAMOS COMEÇAR ESSE ANO COM PARCERIAS NOVAS, COM NOVOS FORNECEDORES, PRECISO FAZER NOVOS AMIGOS E CLIENTES. ESPERO VOCÊ!!!



Exatamente assim, centralizado e tosco.

Veja como aconteceu: Recebi o e-mail, li a mensagem, achei tão podre que passei p/ a minha colega de trabalho e estou postando aqui. Não vou comprar produtos dela, mas que a mensagem causou impacto, causou.

Kisses

10 January 2008

Divisão em Classes, vc sabe a sua?

Muita gente pode achar besteira, mas é importante saber em qual casta social está sua família. Sim, familia. Porque a divisão de classes é propriamente familiar e não individual.

A partir de janeiro deste ano, os ítens de classificação do Critério Brasil mudaram um pouco. Depois de um longo processo de revisão, que teve inicio em 2006 e uniu 3 associações de pesquisas brasileiras, foram estipulados os ítens e a pontuação que definem as diferentes classes sociais. Inclusive a Classe C foi dividida em C1 e C2 para melhor análise, já que ela sempre englobou a maior parcela da população.

Mas vamos à tabela para que você possa calcular a da sua familia:

Posses de itens:
Quantos destes ítens sua família possue? Anote os pontos referentes.

Televisor em cores
Não tem (o pontos) 1 (1 ponto) 2 (2 pontos) 3 (3 pontos) 4 ou mais (4 pontos)

Video cassete ou DVD player
Não tem (o pontos) 1 (2 pontos) 2 (2 pontos) 3 (2 pontos) 4 ou mais (2 pontos)

Rádios
Não tem (o pontos) 1 (1 ponto) 2 (2 pontos) 3 (3 pontos) 4 ou mais (4 pontos)

Banheiros
Não tem (o pontos) 1 (4 pontos) 2 (5 pontos) 3 (6 pontos) 4 ou mais (7 pontos)

Automóveis
Não tem (o pontos) 1 (4 pontos) 2 (7 pontos) 3 (9 pontos) 4 ou mais (9 pontos)

Empregadas mensalistas
Não tem (o pontos) 1 (3 pontos) 2 (4 pontos) 3 (4 pontos) 4 ou mais (4 pontos)

Máquinas de lavar
Não tem (o pontos) 1 (2 ponto) 2 (2 pontos) 3 (2 pontos) 4 ou mais (2 pontos)

Geladeira
Não tem (o pontos) 1 (4 ponto) 2 (4 pontos) 3 (4 pontos) 4 ou mais (4 pontos)

Freezer (separado ou segunda porta na geladeira)
Não tem (o pontos) 1 (2 pontos) 2 (2 pontos) 3 (2 pontos) 4 ou mais (2 pontos)

Grau de instrução do chefe de familia:
Analfabeto/ primário incompleto ( até 3ª série) - 0 pontos
Primário completo (4ª série fundamental - 1 ponto
Ginásio/ Fundamental completo - 2 pontos
Colegial/ Médio completo - 4 pontos
Superior completo - 8 pontos

Some todos os pontos e veja na tabela abaixo sua classe social:

A1 - 42 a 46 pontos
A2 - 35 a 41 pontos
B1 - 29 a 34 pontos
B2 - 23 a 28 pontos
C1 - 18 a 22 pontos
C2 - 14 a 17 pontos
D - 08 a 13 pontos
E - 00 a 07 pontos

Fonte: CENP em Revista.

Beijos

Carnaval e Páscoa.

2008 mal começou e já vieram as vinhetas do Carnaval. Eu vi uma na Globo no dia 2. Minha colega de trabalho testemunhou uma exibição logo no primeiro dia do ano. E a Confraternização Mundial? Deixa pra lá, vamos confraternizar sambando o Carnaval. Afinal eles têm apenas um mês para exibirem as vinhetas. As escolas alegam ganhar menos pois acontecem menos ensaios com público pagando. Tudo porque este ano o Carnaval será no dia 5 de fevereiro.

E todo ano, a dúvida paira no ar: Por que o carnaval muda de data? e Por que a Páscoa é 40 dias depois? Em todos os lugares que vou, fui e trabalhei, sempre nesta época tive que dar a explicação. Como o assunto surgiu ontem e hoje, resolvi passar o conhecimento por aqui também.

Todo ano há o equinócio de outono (no hemisfério sul) no dia 20 de março. Veja mais na wikipédia aqui. Tendo isso, calcula-se a Páscoa como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinício. Contando-se 40 dias antes temos o Carnaval. Simples.



Mas por que do Carnaval ser 40 dias antes? Simples também. O Carnaval tem sua origem numa festa pagã: Uma festa em homenagem à Dioníso (nome grego) ou Baco (nome romano) Deus do vinho. Nesta comemoração havia muito disperdício, muita comilança, muita beberragem e orgias. Há uma passagem na vida de Orfeu (mito e história grega) em que ele toca sua bela música e faz até as árvores dançarem no carnaval. Como a igreja católica não conseguiu "matar" o Carnaval eles aceitaram a festa, com o porém de haver jejuns e calmaria depois. A quaresma.

O Condado também é cultura!

Beijos